quinta-feira, 19 de abril de 2012

Ainda A Provocante, com mais ou menos roupa




JMalhoa, A Provocante, 1914,
ost, 80x70 MNAC, em depósito no MAB
Vistas já algumas das estórias relacionadas com A Provocante, 1914, resta-nos olhar melhor para a tela e respectiva protagonista.

Fica, em foto da época, a sépia, já com alguns problemas na zona do queixo, mas sem a espécie de penso-rápido que aparece sobre o seio esquerdo na foto a cores da matriznet…



E pode ver aqui A Provocante, 1914 (como "Provocando")

(parece que o link já não funciona, fica uma imagem)


JMalhoa, Descanso do Modelo, c.1913,
osm, 50x40. Foto Pedro Aboim Borges
Fica também a mesma jovem senhora, menos provocante mas mais despida, agora no Descanso do Modelo, c.1913.

E mais uma série de desenhinhos a lápis, datados de 1911 e 1913, estudos que, tudo indica, têm a ver com estas duas obras de Malhoa.
Olhando com olhos de ver, poucas dúvidas restarão que a jovem mulher é a mesma. E que ambos os quadros terão sido pintados pela mesma altura…

Os apontamentos a lápis, com diferenças de quase dois anos mas no mesmo caderninho, reforçam claramente tal ideia.

Tal contraria recentes conclusões que, partindo de uma cartinha de Malhoa a Augusto Gama, datada de Nov. de 1918, colocam este Descanso do Modelo, sem mais aquelas, por tal data.

Na missiva, escreve Malhoa: «Estou a pintar figura, tendo por fundo as janelas do atelier illuminadas pelo sol, e cheio de sardinheiras que é um encanto: amanhã vou começar um nu de mulher, aproveitando essa luz e esses reflexos, que na carne deve ser obra!»

Encarnando a D. Isabel Semedo - talvez a pessoa que mais tempo habitou o Casulo de Malhoa, ensinando a ler sucessivas gerações de figueiroenses - que disse Malhoa? 
- Que pintou figura, 
sobre um fundo muito bonito, formado pelas janelas do atelier iluminadas pelo sol e cheio de sardinheiras. E que no dia seguinte fazia tenção de pintar um nu feminino, sob condições luminosas semelhantes… 
Disse que o fez? Que o sol brilhou de igual modo no dia posterior? E, se tal acabou por fazer, que o quadro é este? Não, nada disso…



Em o Descanso do Modelo, por certo pintado no atelier da Av. Antº Mª do Avelar, temos como fundo uma tela engradada, uma das cadeiras de sola que estão hoje nas Caldas, com uma guitarra em cima, uma outra D. João V (ou D. José) e que também ainda existe, uma moldura dourada e um jarrão de flores, mas que nada têm a ver com sardinheiras…
Falamos da mesma coisa? Até podíamos… mas entre a nuvem e Juno…
E a mulher? Olhemos para a mulher! – afinal, o mais importante. É ou não é a mesma?!
 Mas o pior, agora a despropósito, vem a seguir. Quando se afirma, com despudor, que O Ateliê do Artista, o do MASP, também é obra desse “ano dos prodígios” de 1918!? E logo se avia uma erudita teoria acerca…

Tá tudo parvo?! A esta, a D. Isabel Semedo puxava da palmatória!
Não está bem de ver que este O Ateliê do Artista é o Descanso, c.1894, exposto na 4ª do Grémio? O irmão gémeo do Antes da Sessão / Descanso do Modelo, 1894, também exposto na mesma altura, prova para Académico de Mérito, hoje no MJM?

Pode ver aqui Antes da sessão, 1894
(parece que já não pode... fica uma imagem)






O mesmo cortinado verde, o mesmo atelier – o velho, o da Academia de Belas Artes - e, principalmente, o mesmo modelo! – basta olhar-lhe para as nádegas, independentemente do grau de concupiscência…



Olhe-se para ele aqui, em foto da época, de J. Francisco Camacho (e não é novidade nenhuma, está no site do IMC... é só ir à procura.)
É o que dá terem-no limpo... – num ápice, o Ateliê “aluministou-se”. E rejuvenesceu vinte anos!?

Está visto: percebe-se pouco disto, nada de agricultura, e ainda menos de “gajas” – o que é lamentável!




Publicado originalmente em Dez. 2011. LBG



Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário, contributo ou discordância é sempre benvindo. Será publicado logo que possível, depois de moderado pelo administrador. Como compreenderá, não publicaremos parvoíces... Muito obrigado.