sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Viva (ainda) a República!

… e a pouca vergonha?!



Neste último 5 de Outubro como feriado oficial, resolveram esconder-se do Povo, comemorar escondidos, ou ausentar-se para parte incerta… Lá terão as suas razões.
 
Mas isto brada aos céus!

Na varanda onde José Relvas proclamou a República em 1910, as ditas primeira e segunda figuras do Estado (a terceira foi à sua vidinha), o presidente da primeira Câmara Municipal cá do sítio e mais uns tantos, lá estão, cantando e rindo, enquanto içam a Bandeira da República de pernas ao ar?! E a coisa foi até ao fim – circulam por aí fotos com a Bandeira do avesso desfraldada…

Já não há pingo de vergonha?

Confesso que, pessoalmente, pouco ligo a essas coisas de “pátria” e “nação” – fiquei vacinado do tempo da “bufa” - mas mantenho o respeito.
Ora, pelo visto, estes(as) senhores(as) não!

Ele há umas leis quanto ao uso, funções e demais disposições dos Símbolos Nacionais. Disso sei pouco, mas esta gentinha tem obrigação de saber.
Não basta, nestes últimos tempos, terem resolvido que a Bandeira da República se pode usar como se fosse um “broche” – para identificar a pandilha e amigos chegados que nos desgoverna – coisa nunca antes vista, mas que os deixa contentinhos e com ar de “patriotas”… Faltava agora esta!
E querem que a gente os respeite?! Haja decência!
 

Isto está de tal forma, que até o bom do Zé Relvas fugiu da sua cadeira, lá nos Patudos [1], danado com tamanha pouca vergonha!

JMalhoa, Estudo para o Retrato póstumo de José Relvas. c.1930. ost 23x27,5

 
5 Out. 2012. LBG.

[1] Antes disto, estava como o podem ver aqui .

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário, contributo ou discordância é sempre benvindo. Será publicado logo que possível, depois de moderado pelo administrador. Como compreenderá, não publicaremos parvoíces... Muito obrigado.