terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Entrudo


A propósito do Carnaval, o «Entrudo» como soía dizer-se, eis uns pequenos apontamentos de JMalhoa que retratam os costumes da época, pelos finais do séc.XIX. E também O Xexé, 1895, tela um pouco maior, que pode ser admirada na Casa-Museu Anastácio Gonçalves.

Entre a folia e o vinho – pois então! – aqui em ambiente claramente urbano – apesar do que possam dizer e bem antes das pielas rurais figueiroenses –  datados quase todos estes estudos pela mesma altura [1]Eis o Entrudo alfacinha, mais ou menos popular, pela última década de oitocentos.


JMalhoa. [Costumes IAgonias!, 1894. osm 18x11.
JMalhoa. [Costumes II], 1894. osm 17x10.
JMalhoa. [Costumes III], 1894. osm 17x10.

JMalhoa.   O Xexé, 1895. ost 27x47. CMAG.

JMalhoa. [Figuras de Carnaval], n.d.11x16,5.

JMalhoa. [Ébrio de costas], n.d. asp 24x24. [2]
Museu Nogueira da Silva, Universidade do Minho.



12 Fev. 2012. LBG.



[1] Embora haja divergência entre 1894 e 1899, quanto à data das três pequenas tábuas de Costumes, consoante as fontes consultadas. Idem quanto às suas dimensões.

[2] A designação deste estudo a aguarela, obviamente não a original de Malhoa, e que me limitei por isso a colocar entre parênteses rectos, já não sei donde surdiu. As imagens estavam em arquivo e muitas já não recordo a origem. Só depois de copiar tomei consciência. Mas é curiosa - «Ébrio...». 
Aparentemente o sujeito estará tão bêbado como os outros - a carraspana, a tosga, a perua deixou-o tão entornado e toldado como aos outros todos… só ainda não deitou a carga ao mar como o primeiro lá de cima - mas não está «bêbado», encontra-se «ébrio». Talvez devido à farpela ou a eventual origem social. Ou porque já é «pintura de casacón», «tableautin», ou lá o que é… Pois que «ébrio» seja!
(E, em verdade, nem sabemos se aqui deveria estar – pode nada ter a ver com os festejos carnavalescos, e ser um estudo para uma decoração qualquer… mas estava aqui à mão.)

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário, contributo ou discordância é sempre benvindo. Será publicado logo que possível, depois de moderado pelo administrador. Como compreenderá, não publicaremos parvoíces... Muito obrigado.