sexta-feira, 15 de março de 2013

Parabéns!


15 de Março de 1853


 
           Eis um postal, datado de 14 março 1908 – num tempo em que, apesar dos comboios serem ainda a vapor e de o percurso entre o Paialvo e Tomar se completar em carruagem de mulas, e ainda sem a modernice da sobretaxa do «correio azul», se tinha a garantia do correio chegar no dia imediato - com carimbo de «Lisboa Central», confirmando a data, sobre estampilha com a fronha do Senhor Dom Carlos, muito simples e sucinto:

            «Manel | - Parabens – | José Malhôa | Julia Malhôa | Mª Rita Malhôa»; mais a data e o endereço do destinatário.


            No verso, já que de um postal ilustrado se trata, uma foto de um grupo de touristes - onde se reconhece o próprio Malhoa, de pé sobre a esquerda - num qualquer passeio por essa Europa fora, num char-à-bancs com cocheiro de cartola e charuto.


            Eis, pois, como Malhoa, a sua Mulher e a irmã Maria Rita, enviaram os parabéns pelo 55º aniversário do amigo «Manel».

            Manuel Henrique Pinto nasceu em Cacilhas, ao que tudo indica [1] a 15 de Março de 1853. Farão hoje precisamente cento e sessenta anos.



          Também este recorte do jornal tomarense A Verdade, de 10.3.1901, assinala tal data, sete anos antes daquele postal.

            De entre um e outro, é este belíssimo retrato de MHPinto a pintar, "concentradíssimo" e de “beiça armada”, na companhia da sua filha Julieta, que vai também riscando algo no caderninho. Datado de 1905, Os Colegas [2] é um grande quadro de JMalhoa que capta, numa alegre nota de côr, toda a intimidade do trabalho do Pintor, do Amigo de toda uma vida, e da sua querida Afilhada. Tudo «colegas» do pincel. 
              E uma boa escolha para assinalar este dia.

JMalhoa. Os colegas, 1905. ost, 53x43.

              Parabéns! pois.


            Ah! e também Parabéns! à Fernanda, uma querida amiga, e à Maria João, a neta da Julieta aqui de cima e que fez o favor de nascer no mesmo dia do Bisavô – um «chi» apertado.  



            15 Mar. 2013. LBG.
             


[1]  Veja-se, contudo, José Abrantes Raposo, in Manuel Henrique Pinto: Vida e Obra, Ensaio Bio-Iconográfico. Almada: Casa da Cerca; Câmara Municipal de Almada, 2002.
Na p.27 desta obra pioneira, o nosso amigo Abrantes Raposo publica, como resultado da sua laboriosa investigação, o Assento de Baptismo de uma criança a quem foi dado o nome de Manoel, filho de Francisco Jorge Pinto e Sebastiana Rosa, e que terá nascido em Cacilhas a 2 de Abril de 1852... Ora, apesar de os pais, Francisco e Sebastiana, serem os mesmos e tal documento dar, evidentemente, que pensar, percebemos também que, entre aquela data e estoutra, medeia tempo suficiente para, caso o pequeno Manoel tenha morrido, como não pouco usual ao tempo, possa ter ocorrido nova gestação e ao novo rebento ter sido dado o mesmo nome do  falecido, como uso também era.
De qualquer modo, o que é certo, como nos dizem várias outras fontes, é que MHPinto e a sua família consideravam o dia 15 de Março de 1853 como o do seu nascimento. Se andaram toda a vida enganados, só uma procura exaustiva nos poderá dizer. Por agora, esta serve muito bem.

[2] Bastas vezes considerado como retratando o pintor Ezequiel Pereira – sabe-se lá porquê?! – não merece dúvidas que tal consideração será erro crasso e recorrente.
Aqui há meia dúzia de anos, julguei que tinha “contratado” quem me “tratasse” do “malandro” do Ezequiel (personagem contra quem nada me move – it's just business…); parece que ainda estrebucha. Um destes dias tenho eu de o “assassinar” de vez...


Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário, contributo ou discordância é sempre benvindo. Será publicado logo que possível, depois de moderado pelo administrador. Como compreenderá, não publicaremos parvoíces... Muito obrigado.