terça-feira, 21 de maio de 2013

Uma Exposição no Museu Malhoa


JMalhoa. Estudo de Nu.
csp 63x48 a.|n.d.
A DUAS MÃOS | DESENHOS INÉDITOS de Manuel Henrique Pinto (1853-1912) e José Malhoa (1855-1933) é uma escolha que surgiu a propósito do Centenário da morte do primeiro destes dois artistas, dois amigos, dois companheiros de toda uma vida. A exposição, acompanhada da edição do correspondente catálogo, foi mostrada inicialmente em Setembro de 2012 em Figueiró dos Vinhos - terra que os dois pintores tomaram como sua e dos seus pincéis, e onde ambos acabariam por morrer, um duas décadas depois do outro.



MHPinto. Estudo para 
Esfolhando o milho.
c.1907. csp 61x48 n.a.|n.d.
Logo se pensou em trazê-la também a esta outra casa de Malhoa – o Museu José Malhoa nas Caldas da Raínha. Com enorme gosto, aos desenhos antes revelados, juntam-se agora mais alguns bem significativos – desde logo um peculiar e algo misterioso Estudo de Nu, sem data e assinado por Malhoa; um Estudo para Esfolhando o milho, de Pinto, uma versão não concretizada na tela, de algum modo malhoesca, como que torcendo a roupa; e, finalmente, um Estudo para O pífaro novo, certamente de Pinto, mas que, sem muito favor, podia também ser um estudo do outro para uma qualquer tela de pastorinhos figueiroenses…

MHPinto. Estudo para O pífaro novo. c.1903. csp 36x38 n.a.|n.d.


MHPinto.
 [ A Velha das Papas ]. c.1897.
 csp 38,5x29 a.|n.d.
A DUAS MÃOS | DESENHOS INÉDITOS reúne e põe em diálogo um interessante conjunto de desenhos dos dois artistas - boa parte deles, há muitas décadas, guardados juntos numa mesma pasta – e que algumas vezes nos confundem e se confundem. Como a dramática cabeça de [A Velha das Papas], as do Malhoa, que a assinatura mostra que é do outro; ou as várias raparigas namoradeiras que se tiram pela pinta ou por algum sinal mais escondido. O mesmo com [O Homem do Leme] de Henrique Pinto, embora aqui as outras mãos sejam as de João Vaz (1859-1931), outro amigo comum, companheiro de sempre e do Grupo do Leão.

MHPinto.
 [ O Homem do Leme ]. c.1912. 
ssp 47x31 a.|n.d.
Os desenhos agora mostrados correspondem, quase no essencial, ao período compreendido entre a conjunta descoberta de Figueiró, em 1883, a chamamento de Simões d’Almeida (1844-1926) - «uma influência enorme no desenho» [1] dirá Malhoa a propósito deste mestre e amigo, também por ambos partilhado - e a morte prematura de Manuel Henrique Pinto, em 1912. Um longo período de três décadas, onde mais se acentuou a amizade e o trabalho em comum.



JMalhoa. [ Noiva ]. 1887. 
csp 41x35. a.|d.


       E é de aproveitar o podermos estar agora no Museu José Malhoa, para irmos à descoberta de algumas obras a que estes desenhos nos remetem.

    Comecemos pela [Noiva], 1887 - talvez não a mesma, ou será? – mas esta nos fará remirar A Noiva, 1888, a outra, que lá está na sala grande.



MHPinto.
A caça dos taralhões, estudo. c.1891.
 csp 37x52 n.a.|n.d.
Olhemos bem o rapazito atento de A caça dos taralhões, c.1891; é o mesmo que na tela está Gritando ao Rebanho, 1891, pintado por Malhoa, também com uma costela à ilharga; ou o que aguenta a cabra em Uma Teima, 1894, (agora A Perrice) do Pinto – ele ou um dos irmãos, mas de certeza um dos «filho(s) do Eduardo, então rendeiro da Fonte do Cordeiro», modelos de tantas e tantas telas.


 
JMalhoa.
Descanso, estudo. c.1894. 
csp 62x47 a.|n.d.





E esta jovem mulher que descansa despida sobre o escadote de pose? Assim, tal qual, em Descanso, c.1894, está longe, em S. Paulo; mas na sala grande do Museu, aquecendo-se Antes da sessão, 1894, (agora Descanso do Modelo) podemos vê-la de pé, junto ao mesmo reposteiro verde – reconheceis a anatomia?!



MHPinto.
Dar de comer aos que têm fome, estudo. 
c.1902. csp 45,5x55 n.a.|n.d.


Reparemos agora no enérgico estudo de Pinto para Dar de comer aos que têm fome, 1902; ora, na outra ponta do Museu, lá encontraremos o quadro, depois chamado O Almoço - daqui para lá a mulher passou a usar chapéu; e foi com o mesmo chapéu que Malhoa também a pintou noutros dois quadros, mas para os ver é preciso ir a Alpiarça ou ao Rio de Janeiro…




JMalhoa. 
[ O Bêbado ] estudo para A procissão. 
1901. csp 47x31 a.|d.
 Atentemos neste magnífico retrato de [O Bêbado] - um dos primeiros deste modelo de Malhoa, e modelo de muitas telas; num desenho quase contemporâneo deste, com o mesmo casaco à banda, também está no Museu; mas já não o poderemos ver numa das suas maiores representações (esteve, já não está); no entanto, um pouco mais sóbrio, podemos encontrá-lo Lendo o Jornal, 1905; e, logo ao lado, de novo tão perdido de bêbado que nem o grito da filha escuta – Basta, Meu Pai! – também o reencontraremos.


JMalhoa. [ Namoro fantasma ]. 
csp 31x24 a.|n.d.
        

      E as raparigas que sofrem de amores? Estas ou outras parecidas hão-de por lá andar - vamos à sua procura… 
         E, com olhos de ver, de toda a pintura e de todos estes desenhos. Estes e outros tantos. Que são uns belos desenhos. De dois grandes pintores.

 No Museu José Malhoa, nas Caldas da Raínha, até 14 de Julho.



21 Mai. 2013. LBG



[1] Carta de Malhoa a Humberto Plágio, citada por este in José Malhôa (Pintor). Lisboa, 1928. p.26.

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário, contributo ou discordância é sempre benvindo. Será publicado logo que possível, depois de moderado pelo administrador. Como compreenderá, não publicaremos parvoíces... Muito obrigado.